Sempre quando fazemos chapinha em casa, tentamos de TUDO para que ele fique com aquele efeito e durabilidade de salão, porém nem sempre é esse o resultado que temos. O cabelo começa a desmanchar, ficar oleoso e toda a trabalheira com chapinha vai embora antes da festa acabar :(.
E para resolver esse problema, trouxe algumas dicas e truques de cabeleireiros especialista para fazer com que a chapinha feita em casa dure muitoo mais tempo. Eu testei e todas as dicas estão SUPER aprovadas! Agora é a vez de vocês anotem as dicas e sigam o passo a passo para arrasar. haha :D
Dicas pré-prancha
1. A escolha do xampu ideal para o seu tipo de cabelo é fundamental para preparar o fio para o processo da chapinha. Os xampus com pH neutro não abrem as cutículas do fio e, com isso, ele fica mais leve e embaraça menos.
2. Não use condicionador! Ele deixa um aspecto levemente oleoso no cabelo. E este resíduo é úmido e a temperatura da chapinha não é suficiente para evaporá-lo. Assim, o fio fica pesado e a tendência é a chapinha durar menos.
3. Mesmo que o seu cabelo seja ondulado, faça escova antes de passar a chapa, para evitar o desgaste do fio pela temperatura.
4. Escolha um bom protetor térmico! Ele protege o cabelo do estrago provocado pela chapinha ao mesmo tempo que potencializa o efeito liso (passe-o nos nos cabelos úmidos, antes de fazer a escova).
1. Um dos segredos é manter os cabelos limpos. Por isso, lave bem os fios antes de fazer prancha, enxaguando muito; não exagere na quantidade de protetor térmico e nada de retocar a chapinha com os fios sujos.
2. Abaixe o frizz! Apos usar a chapinha, aplique sempre um anti-frizz e um jato de ar frio do secador.
3. Use bem pouco silicone (óleo finalizador capilar) no comprimento dos fios assim que a chapinha for feita impede que a umidade externa penetre facilmente no fio.
1. Chapinhas mais modernas, que emitem íons capazes de evitar que o cabelo resseque e também que funcionam a base de ondas infravermelhas, deixam as cutículas do fio seladas por mais tempo. As chapas a vapor também são recomendadas
2. Separe o cabelo em mechas finas. Isso facilita na hora de deslizar o aparelho e ainda garante o efeito liso por mais tempo, já que o calor penetra melhor nos fios.
3. Ficar passando a mão nos cabelos enquanto se faz chapinha é um erro terrível. A mão, mesmo limpa, em contato com o fio pelando, faz com que ele fique oleoso e pesado, estragando o efeito liso e fazendo-o durar menos.
4. Deslize a chapinha de uma vez só, sem parar. Assim o seu cabelo não fica marcado. Para deixar o look mais natural, vire o aparelho para dentro quando você estiver na ponta dos fio.
IMPORTANTE
Alguns itens para facilitar a sua vida na hora da chapinha e proteger os fios do calor:
Protetor térmico: escolha as versões em creme se o seu cabelo for mais ressecado ou aquelas em spray, para fios normais.
Chapinha poderosa: vale a pena investir em chapinhas com controle de temperatura, pranchas móveis e com acabamento de cerâmica.
Facilitador de escova: o nome já deixa claro: ele facilita na hora de alisar os fios. Além de prevenir o ressecamento e prolongar o efeito.
Escova com dente: posicione-a depois da prancha na mecha a ser alisada. Ela penteia os fios e facilita a passagem da chapinha.
E vocês, tem algum truque especial na hora de fazer a chapinha? Ensina pra gente!
Beijoss,
Nat
Nenhum comentário:
Postar um comentário